Parceiros

Música e Sustentabilidade

festival-musica-santa-catarina

O Festival de Música de Santa Catarina visitou o Museu do Lixo, na Comcap, em Florianópolis

Hoje o dia começou de um jeitinho diferente e muito especial! Dia de conectar música, meio ambiente e ações sustentáveis. A galera do TUM Sound Festival foi visitar o Museu do Lixo, na Comcap. Conhecer de perto as histórias de transformação, integração e união que o museu do lixo propõe há 14 anos, numa motivadora onda de preservação com a restauração de objetos descartáveis e obsoletos, construindo-os em obras admiráveis e possibilitando a extensão da vida-útil desses objetos, tanto para quem visita o museu, quanto para reutilização e aproveitamento de seus materiais.

festival-musica-santa-catarina

“NÃO IMPORTA O QUE ACONTECE LÁ FORA. AQUI DENTRO TUDO SE TRANSFORMA.” Nei, Museu do Lixo.

O Museu do Lixo

Instalado pela Comcap em 2003, é referência entre as atividades de educação ambiental no Estado de Santa Catarina, pela forma lúdica e informal com que reforça conteúdos sobre consumo sustentável baseado nos 4 R’s – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Nasceu de um sonho de empregados da Comcap que pretendiam resgatar materiais jogados no lixo para construir um espaço de memória sobre hábitos e consumos da sociedade.

As primeiras peças separadas foram colocadas no antigo galpão de triagem da coleta seletiva e hoje, as instalações estão organizadas em ambientes diferenciados, montados e decorados com materiais reciclados.

O acervo conta com uma área de 200 metros quadrados e cerca de 10 mil itens recuperados na coleta ou por entrega voluntária. Tem ainda a criação de personagens como Neiciclagem, o embaixador do meio ambiente, de Valdinei Marques, Dona Tainha de Joseane Rosa, Vento Sul e Reciclardo de Ricardo Conceição, para monitoria ambiental e oficinas de reciclagem.

Unindo toda essa possibilidade de transformação, vindo do trabalho incrível que o Museu promove há anos, e que nós estaremos promovendo no TUM Sound Festival, para sociedade como um todo, nós orgulhosamente comunicamos a criação de uma Oficina de Instrumentos com Materiais Reciclados para edição do #TUM2018.

O objetivo é realizar ações para arrecadação de materiais reciclados e no festival utilizar os materiais arrecadados como matéria prima na fabricação de instrumentos musicais. A oficina será destinada à adultos e crianças que quiserem aprender sobre a reutilização desses materiais e como transformá-los em música para todos os ouvidos. Em breve maiores informações e novidades sobre sobre essa parceria.

Saiba mais sobre o Tum Experience e inscreva-se!

 

Deixe uma resposta