TUM Class

TUM Class

Separador-alt

É no TUM Class onde acontecem Oficinas/Masterclass Nacionais e locais, um momento de troca de experiência com artistas consagrados do meio musical, onde os participantes terão a oportunidade única de obter conhecimento com ídolos e artistas, através de aulas práticas e dinâmicas.

Saiba mais sobre o TUM Sound Festival.

  • 🧤 Aprenda técnicas em aulas práticas
  • 🎼 Troque experiências com seus artistas favoritos
  • 🎺🎻🥁🎹 Masterclass de vários instrumentos

Masterclass

Separador-alt
Nelson-Faria

Nelson Faria

Fica a Dica Premium e Um café lá em casa - MG

Um dos mais expressivos músicos brasileiros, Nelson Faria é violonista, guitarrista, arranjador e compositor, com 14 CDs gravados e a participação em mais de 300 CDs de artistas nacionais e internacionais como músico, arranjador ou produtor. É autor de 8 livros didáticos de música, sendo 3 deles traduzidos para inglês, japonês e italiano. Atualmente vem se destacando nas redes sociais como host do programa “Um café lá em casa” com mais de 10 milhões de visualizações e mais de 100.000 seguidores no YouTube. “Um Café Lá em casa” é ganhador do Prêmio Profissionais da Música 2018 como melhor canal do YouTube, sendo também veiculado nos canais de TV fechada Arte 1, Music Box Brasil e Futura. Nelson Faria é o coordenador pedagógico do curso de música online “Fica a Dica Premium”, também ganhador do Prêmio Profissionais da Música 2018 como melhor escola de música online do Brasil. Em 2013 estreou como compositor sinfônico com a peça “Concerto Brasileiro para Violoncelo e Orquestra” tendo Gustavo Tavares como solista à frente da Orquestra Sinfônica Nacional. O Concerto teve também 2 audições na Suécia e uma na Noruega. Conta com apresentações em teatros e Festivais de Jazz em mais de 30 paises diferentes e foi apontado pela midia internacional como “a resposta Brasileira ao Jazzista Joe Pass” (Smålandsposten, 2.5.2007 – Suécia).

Harmonia aplicada a improvisação

1. Improvisação por centros tonais
2. Dominantes secundários, substitutos e alterados
3. Escalas simétricas e modos gregros

Leo-Garcia

Leo Garcia

Músico e Educador - SC

Nascido em Porto Alegre – RS, Brasil, guitarrista e pianista, músico profissional desde 1986, depois de atuar intensamente na cena musical gaúcha como instrumentista e professor e de ter dividido o palco com nomes como Adriana Calcanhotto, radicou-se em Portugal, onde viveu por sete anos. Estudou com os mestres Eddy Goltz, Fredo Mergner e João Maló, e lecionou no Centro de Artes Cênicas da Trafaria. Retornou ao Brasil em 1996, radicando-se a partir dali em Florianópolis. Estudou com músicos como Arismar do Espírito Santo, Nelson Faria, Mauro Senise, Hélio Delmiro, Heraldo do Monte, Toninho Horta e Robertinho Silva, Greg Howe e Frank Gambale. Seu trabalho concentra-se principalmente na área da música instrumental, com muitas composições premiadas em diversos festivais, como o primeiro lugar no Festival de Música SESC-SC. Dividiu o palco com talentos como Yamandu Costa e João Bosco, entre outros. Formou-se em Educação Musical, e a partir de 2006 trabalhou como professor na Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina), onde ensinou Harmonia, Contraponto, Arranjo e Improvisação por oito anos. Em 2008 e 2010 gravou dois álbuns com suas composições, com o grupo Coringas. Em 2018 produziu e gravou o álbum “Imagens”, com seu grupo Leo Garcia Quarteto. Participou como professor do 3º Academia Jazz Festival, em Saracinesco, em sua quarta tournê pela Itália, onde vem constantemente trabalhando com vários músicos italianos, brasileiros e norte-americanos, apresentando as músicas de seu novo álbum, ao lado dos músicos italianos Gabriele Buonasorte, Scarfone Stefano e Alessandro Marzi.

Tecnologia aplicada ao estudo, criação e produção musical

Introduzir o aluno ao unverso da informática musical, auxiliando-o a desenvolver sua capacidade de utilizar o computador, seus periféricos, e diversos outros equipamentos para estudar, compor, gravar, produzir, editar e escrever música.

Felipe-Moritz

Felipe Moritz

Saxofonista, Flautista, Compositor e Professor - SC

Cursou Saxofone, na Universidade Livre de Música – SP; Licenciatura em Música e Mestrado em Educação Musical pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente integra o Grupo Metal Brasil; é proprietário do Estúdio Felipe Moritz (gravações e cursos de sax/fl); é diretor presidente da ONG Arte Movimenta; integra os eventos sinfônicos e populares da Camerata Florianópolis; é coordenador pedagógico do Tum Sound Festival e diretor de música do IBRAECI – Instituto Brasileiro de Economia Criativa e Inovação.

COMPOSIÇÃO MUSICAL: PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE INSTRUMENTISTAS DE SOPRO – Abordar os principais tópicos da Dissertação de Mestrado de Felipe Moritz intitulada Composição Musical: Processos de Aprendizagem de Instrumentistas de Sopro, que se propõe a efetuar um paralelo entre a realidade da aprendizagem musical dos instrumentistas de sopro; alguns aspectos da aprendizagem humana através de uma visão contemporânea; e o ensino e a aprendizagem da Composição Musical.
Há lacunas na formação musical de instrumentistas de sopro? Qual o cenário de aprendizagem musical desses músicos? Qual o maior celeiro de instrumentistas de sopro em nosso Estado? De onde surgem os bloqueios de aprendizagem e como superá-los? Como iniciar o estudo da composição musical? Qual metodologia utilizar? O compositor é um ser a parte? Quando devemos iniciar o estudo da Composição Musical? Há diferenças de aprendizagem musical entre os estudantes de instrumentos de sopro e os de outros instrumentos? Como podemos disparar a imaginação para compor? De que forma a realização de composições pode contribuir para o processo de aprendizagem musical de instrumentistas de sopro?
Com base nestas indagações, os participantes desta masterclass terão acesso a embasamentos de cunho científico que trazem uma reflexão a cerca do assunto, tendo em vista as três modalidades, a composição musical, os instrumentistas de sopro e os processos de aprendizagem.
Apesar da existência de pesquisas na área, poucos trabalhos trazem a abordagem da composição e sua aprendizagem no contexto do músico de sopro. Assim, esta pesquisa busca aprofundar os conhecimentos sobre as aprendizagens com base na composição musical, abrindo novas perspectivas para estudos futuros sobre a questão.