TUM Experience

TUM Experience

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O TUM Experience contempla as palestras, os workshops, as mesas de debates e os painéis. São diversas atividades que expõem e discutem temas como: empreendedorismo musical, a economia criativa, tecnologia e inovação na música, entre muitos outros.

Saiba mais sobre o TUM Sound Festival.

  • 💬 Insights para sua carreira
  • 📈 Saiba como vender seu trabalho
  • 🎤 Apoio de produtores musicais renomados
  • 💼 Inovações e tendências no mercado musical

Palestras

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Marcelo Rosa

Marcelo Rosa

Santa Catarina

Marcelo Rosa já atua há mais de 15 anos no Mercado Musical. É artista das marcas Ibanez, Peavey, Mooer, Santo Angelo, PowerPlay, Lyco, ARB Pickups e tem o apoio das cordas D´Addario. Através do seu trabalho autoral instrumental, onde mistura o Rock com a Música Brasileira, tem apresentado shows e workshops em diversas cidades do Brasil, Portugal, Argentina e Uruguai.

Músico Indendente – Faça Você Mesmo

A palestra visa fornecer alguns conceitos fundamentais para o entendimento do mercado musical atual e como o músico independente pode se posicionar perante o mesmo obtendo resultados positivos para a construção ou estruturação da sua carreira musical.

Renata Gomes Habro Music

Renata Gomes

São Paulo

Gestora de Marketing e Comunicação com sólida experiência em reposicionamento de marcas, gestão de projetos e equipes, maximização de investimentos de marketing através de parcerias estratégicas e projetos de crossbranding, desenvolvimento e gestão de projetos especiais (online e offline) criação, planejamento e gestão de eventos B2B e B2C, gestão de projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, marcas e serviços, gestão de projetos de pesquisa com o consumidor, mercado e tendências de consumo.

Como conseguir apoio para sua banda?

Como planejar, selecionar e organizar informações relevantes para abordar um gestor, marca e/ou fabricante da área musical e outros segmentos. Como montar projetos especiais e reports de resultados. Diferenças cruciais entre contratos de apoio, parceria e patrocínio. O que as empresas esperam e como sua banda pode produzir conteúdo relevante online/offline para atrair apoiadores.

Luiz Carlos de Freitas Junior

Luiz Carlos de Freitas Júnior

Santa Catarina

Luiz Carlos de Freitas Junior, empreendedor, palestrante, advogado, escritor, Especialista em Direito Público e Mestrando em Gestão de Políticas Públicas. 18 anos de Experiências em Municípios, Governo de Estado, União, nos temas de Desenvolvimento de Cidades e Smart Cities, e Consultor de dezenas de empresas sobre temas públicos e construção de projetos. Atuação em 08 Estados brasileiros, e também nos Estados Unidos, Chile, Argentina, Paris, Genebra, em instituições como Organização das Nações Unidas – ONU e Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL.

#SmartSoundCities

A idéia é abordar o conceito de Inteligência de Cidades (Smart Cities) com foco na utilização da música como propagador de políticas públicas e desenvolvimento, tanto na área urbana quanto rural. Serão apresentados cases internacionais (Genebra/Suíça, Santiago+Valparaíso/Chile, Buenos Aires/Argentina, Paris/França) que são experiências do palestrante. Também serão citados cases nacionais, como Florianópolis, Gramado, Curitiba, dentre outros. A vinculação da música como propulsor de desenvolvimento social e econômico terá uma abordagem de vincular não somente os eventos separados, mas a possibilidade de criação de uma estrutura de política pública (itinerante ou estática, mas sempre inovativa) onde desde municípios menores até maiores podem se beneficiar desse entrelaçamento.

Morango Gomes

Rio Grande do Sul

Consultora de imagem pessoal e palestrante profissional. Graduada em Gestão de varejo de moda, Estilismo e coordenação de moda e consultora de imagem. Atuante há mais de 10 anos como palestrante e especialista em imagem de sucesso.

Impacto da Imagem na Carreira Artística

Aborda o tema comunicação da imagem como ferramenta de marketing pessoal e prospecção do sucesso profissional. O tema “Imagem pessoal” tem sido considerado de extrema relevância para as sociedades contemporâneas, do âmbito pessoal aos meios corporativos e pode abrir e fechar portas para os indivíduos conforme se apresentam mediante as oportunidades. Embasado em um estudo da economista Catherine Hakim, da London School of Economics, ao qual deu o nome de” O Capital Erótico”, nossa imagem chega na mente das pessoas em 3 segundos e gera impressões impactantes neste mesmo decorrer de tempo. Outros estudos também comprovam que pessoas com uma imagem adequada e uma comunicação clara, possuem vantagens competitivas em todos os setores da sua vida, desde o pessoal até o profissional. Reforçado pela chamada “Era da Imagem”, o século XX! É considerado a era da imagem, da aparência e do culto ao design. Utilizando o conhecimento da consultoria de imagem e ferramentas especificas, já é possível alinhar a identidade visual ao estilo de vida, necessidades mercadológicas e pessoais sem que se perca a espontaneidade e naturalidade do individuo. Imagine o quanto sua imagem pode trabalhar ao seu favor, elevar sua autoestima e o tornar diferenciado de outros profissionais da mesma área de atuação. A vida exige mudanças rápidas e devemos estar preparados.

Marcelo Fruet

Marcelo Fruet

Rio Grande do Sul

Um dos mais consolidados produtores musicais da cena alternativa do sul do Brasil, Marcelo Fruet já trabalhou com artistas como Apanhador Só, Dingo Bells, Pública, Mulamba, Estrela Leminski & Téo Ruiz, Da Guedes e Chimarruts, entre outros. Há mais de 15 anos no mercado, o produtor vem auxiliando artistas a amadurecerem suas ideias e a avançarem em suas carreiras, preparando-os para que se tornem emergentes, assinem com um selo ou simplesmente ocupem um espaço de vanguarda na música popular. Além de artista, compositor e produtor premiado, Fruet também é membro da AES International e da The Latin Recording Academy, faz músicas originais para filmes e produz atividades educativas relacionadas à áudio e música. Formado em Publicidade (PUC-RS) e Audio (IAV-SP), o produtor passou pelo L.A.M.A. (Los Angeles Music Academy) e participou de diversas atividades complementares com nomes de peso, como por exemplo o britânico Tony Platt (Bob Marley, AC/DC etc).

Produção Musical: aceleração de conceito, qualidade e autenticidade na música popular.

Na palestra intitulada “Produção Musical: aceleração de conceito, qualidade e autenticidade na música popular”, o produtor Marcelo Fruet apresenta o papel exercido pelo produtor musical ao trabalhar com artistas, obras, mercados e tecnologias. Primeiramente é apresentado um panorama dos principais conceitos envolvidos na cadeia produtiva da indústria da música e seus papéis. Após uma compreensão geral do cenário existente, o assunto é aprofundado na relação arte-tecnologia- mercado, com destaque para o desenvolvimento do artista e a preparação de um produto artístico para o mercado. Ao final da atividade, Fruet traz exemplos práticos vivenciados por ele no dia a dia: obras de artistas, com registros de antes e depois da produção, seguido de explicações minuciosas sobre as questões abordadas, as decisões tomadas e as razões pela qual se optou pela mudança concretizada no produto final. Ainda é oferecido ao público a oportunidade de Q&A, após o termino da exibição oficial. O foco principal da palestra não é ensinar os participantes a utilizarem ferramentas de áudio ou instrumentos de música, mas provocar o pensamento sobre as questões humanas inerentes ao processo de criação e desenvolvimento do material ou produto artístico, a partir das possibilidades de amadurecimento técnico-artístico-mercadológicas que um bom produtor pode ajudar a propiciar: porque dizer isso? Essa canção emociona? Onde está a autenticidade desse artista? Que influências podem estar muito evidentes ofuscando sua autoria? Como encontrar sua personalidade? Quais as decisões duras mas necessárias? Como se escutar melhor? Como escutar o outro? Como saber o que você quer? Como transformar as suas limitações em algo positivo? Depois de pronta a arte, o lançamento está apenas começando? Etc.

Luciana Manfroi

Luciana Manfroi

Santa Catarina

Especialista em Marketing Digital, escritora, consultora e palestrante na área. Coordenadora de dois cursos em Marketing Digital para pós-graduação. Formou o mercado de Santa Catarina, desde 2010.

Marketing de Conteúdo e Ferramentas Digitais na Música

Apresentação das principais mídias digitais atuais, suas diferenças e análise de quais podem ser mais apropriadas para cada perfil de profissional da música. Entenda qual ou quais mídias podem ser mais interessantes para divulgar e apresentar o seu trabalho.

JEAN GENGNAGEL

Jean Gengnagel

Santa Catarina

Engenheiro de som formado pelo IAV – Instituto de Audio e Video de São Paulo – e especialista em Audio para Filmes e TV pela Berklee College of Music. Já realizou trabalhos nas áreas de moda e filmes e alguns projetos da New York Film Academy. Nos últimos anos, dedicou-se aos Games como técnico de áudio. Jean também é idealizador, produtor e integrante da banda eletrônica Mottorama.

PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO PARA TV, YOUTUBE, GAMES E APLICATIVOS

Os produtores Jean Gengnagel e Cisso Fernando, do Estúdio Urbano, fazem um bate-papo sobre o mercado do áudio e seu uso nas novas mídias. Como se trata e se produz o som para uma sociedade em que a demanda por conteúdo de áudio-visual é cada vez maior?

Cicero Bordignon

Santa Catarina

Sócio fundador do Estúdio Urbano, formado em produção musical pela EM&T, Cicero Fernando Bordignon produz trilhas sonoras para o mercado publicitário, de games e áudio-visual. Também compõe, acompanha e grava artistas do meio musical.

PÓS-PRODUÇÃO DE ÁUDIO PARA TV, YOUTUBE, GAMES E APLICATIVOS

Os produtores Jean Gengnagel e Cisso Fernando, do Estúdio Urbano, fazem um bate-papo sobre o mercado do áudio e seu uso nas novas mídias. Como se trata e se produz o som para uma sociedade em que a demanda por conteúdo de áudio-visual é cada vez maior?

Workshops

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Teresa Collares

Santa Catarina

Graduada no Curso Superior em Educação Artística – Licenciatura Plena – pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Com especialização em Estudos Culturais pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Marketing para Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e em Gestão Cultural – Instituto Cultural Itaú e Universidade de Girona/Espanha em parceria com a Organização dos Estados Ibero Americanos. Atuou até 2015 como Professora da disciplina de Administração Cultural I e II no Curso de Bacharelado em Museologia – Universidade Barriga Verde UNIBAVE – Orleans/SC. Como Analista Técnica em Gestão Cultural da Fundação Catarinense de Cultura de 1983 a 2014. Aposentou-se em 2014. Participou ativamente como “oficineira” do Núcleo de Estudos Museológicos desde sua fundação no ano de 1997. Ministrou oficinas de Elaboração de Projetos culturais e Fontes de Recursos pela Fundação Catarinense de Cultura para mais de 100 municípios no Estado em parceria com a Federação Catarinense de Municípios. Desde 2012, criou em sociedade, a empresa de Gestão Cultural, Rede Marketing Cultural. A empresa presta consultoria para elaboração, gestão e execução de projetos culturais e construção de políticas culturais para instituições e organizações público e privados.

Sintonize suas ideias – Elaboração de Projetos Culturais

Um projeto tem como objetivo transformar ideias e aspirações em ações viáveis que possam aproveitar oportunidades, solucionar problemas, atender a necessidades ou satisfazer desejos. Vamos sintonizar a estação para conectar ideias e mostrar que é possível transforma-las num projeto cultural. Elaborar um projeto cultural, além de atender aos anseios de cada um ou de um grupo, atende também às políticas culturais públicas e privadas e gera desenvolvimento local. Seja ele humano, econômico, social ou educacional. Gera riqueza e aponta potencialidades na produção cultural local. Vamos desmitificar juntos, os formulários e/ou planilhas de elaboração de projetos. Acreditem. E fortalecer contribuir para fortalecer a profissionalização crescente de gestores e produtores culturais brasileiros.

Luiz Carlos de Freitas Junior

Luiz Carlos de Freitas Júnior

Santa Catarina

Luiz Carlos de Freitas Junior, empreendedor, palestrante, advogado, escritor, Especialista em Direito Público e Mestrando em Gestão de Políticas Públicas. 18 anos de Experiências em Municípios, Governo de Estado, União, nos temas de Desenvolvimento de Cidades e Smart Cities, e Consultor de dezenas de empresas sobre temas públicos e construção de projetos. Atuação em 08 Estados brasileiros, e também nos Estados Unidos, Chile, Argentina, Paris, Genebra, em instituições como Organização das Nações Unidas – ONU e Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL.

Oficina de projetos de ONGS: CANVAS E PMV

O desenvolvimento de um projeto por uma instituição sem fins lucrativos, que vai ter impacto na sociedade e colaboração com as políticas públicas precisa ser desenvolvido de uma forma sustentável. Uma ONG que preza pela durabilidade de sua instituição deve fazer um plano de atuação com objetivos e metas claras e estabelecidas formalmente, com um futuro percebido e alcançável por todos. O intuito é que ao conhecermos o que vamos fazer, e para onde vamos, seja mais factível chegarmos no ponto que queremos. Mesmo que existam percalços ao longo do caminho, eles serão ultrapassados com mais facilidade, pois foram previstos, ou mesmo que sejam novos, serão analisados de forma madura pela organização.
Nesta Oficina utilizaremos o Modelo Canvas e o conceito de Produto Mínimo Viável para influenciar na construção de Plano de Atuação de ONGs, que poderão direcioná-las para a busca de recursos públicos, de iniciativa privada (pessoas físicas ou jurídicas), ou ainda criar um formato único de manutenção e sustentação financeira.

Raul-Voges

Raul Voges

Rio Grande do Sul

Ator, cantor e bailarino. Formação teatro/dança (PoA/RS). Coordenador pedagógico, professor e coreógrafo na ACTEMUS – Academia de Teatro Musical de Porto Alegre/RS e no Instituto de Desenvolvimento Cultural PUCRS. Diretor artístico e coreográfico do show teatral Musicais A La Carte e de Os Insepultos, o musical. Dentre os principais espetáculos que atuou, enfatiza as peças A Aurora da Minha Vida/SP, Estatutos do Homem/SP e os musicais O Apanhador/RS e Godspell – a Esperança/RS; Lupi, O Musical/RS; Chimango, o musical/RS; O Pequeno Príncipe;/RS. Participou de vários grupos de dança, dentre eles Terpsi Teatro de Dança/RS e Cia da Dança em SP.

WORKSHOP DE TEATRO MUSICAL SING, DANCE & BREATHE! (SDB!) “Técnicas para cantar e dançar, sem perder o fôlego”

SDB! é um treinamento que exige disciplina, comprometimento, tempo, persistência e deve ser praticado, inicialmente, com monitoramento profissional. Neste workshop, o aluno terá a oportunidade de conhecer e experimentar algumas das técnicas e macetes básicos para evitar perder o fôlego ao cantar e dançar. A sequencia de exercícios envolve, principalmente, respiração, frequência cardíaca, força muscular, energização, técnica vocal e emissão da voz falada/cantada. Através do jogo, da improvisação e da dança, as aulas são conduzidas para a montagem de uma cena pocket, adaptada de um musical da Broadway, onde o aluno terá a oportunidade de aplicar as técnicas e observar o seu desempenho ao coordenar todos os elementos que envolvem a encenação.

Cíntia-Ferrer

Cíntia Ferrer

Rio Grande do Sul

Atriz, cantora, bailarina e dubladora. Formada em Ed. Física/96 e Teatro no TEPA/98 (PoA/RS). Professora, produtora e diretora da ACTEMUS – Academia de Teatro Musical de Porto Alegre/RS e da Pinup Produtora Cultural. Diretora artística do show teatral Musicais A La Carte e de Os Insepultos, o musical. Cantora humorística na Banda SeXteto. Dentre os principais espetáculos que atuou, enfatiza as peças Bailei na Curva/RS, Se Meu Ponto G Falasse/RS, O Rei da Escória/RS, No Ritmo do Amor/RS e os musicais A Caravana da Alegria, Godspell a Esperança/RS e Lupi, O Musical/RS. Participou de grupos de dança (jazz lyrical). Agregou conhecimento no I Circuito Broadway (SP/2008) produzido por Fernanda Chamma. É pioneira, desde 2009, em realizar oficinas e cursos profissionalizantes de teatro musical em PoA e ministrar mais de 30 edições do Workshop Broadway. Elaborou o treinamento Sing Dance & Breathe! para obtenção de fôlego ao cantar e dançar.

WORKSHOP DE TEATRO MUSICAL SING, DANCE & BREATHE! (SDB!) “Técnicas para cantar e dançar, sem perder o fôlego”

SDB! é um treinamento que exige disciplina, comprometimento, tempo, persistência e deve ser praticado, inicialmente, com monitoramento profissional. Neste workshop, o aluno terá a oportunidade de conhecer e experimentar algumas das técnicas e macetes básicos para evitar perder o fôlego ao cantar e dançar. A sequencia de exercícios envolve, principalmente, respiração, frequência cardíaca, força muscular, energização, técnica vocal e emissão da voz falada/cantada. Através do jogo, da improvisação e da dança, as aulas são conduzidas para a montagem de uma cena pocket, adaptada de um musical da Broadway, onde o aluno terá a oportunidade de aplicar as técnicas e observar o seu desempenho ao coordenar todos os elementos que envolvem a encenação.

Marcos-Chomen

Marcos Chomen

São Paulo

Marcos Chomen é Business Development Director Latin America da CDBaby – Distribuidora Digital lider mundial de música independente com mais de 500.000 artistas (http://www.cdbaby.net), e do Illustrated Sound – Youtube MCN (https://illustratedsound.com/ ) Atuou como executivo de empresas de software como Cognos e IBM. Faz parte do comitê da BM&E – Organização de exportação de Música Brasileira financiada pela Apex. É palestrante em feiras e congressos de música como Porto Musical (Recife), ABMI (Rio de Janeiro), Festival Contrapedal (Uruguay), Seminário Internacional de Música Digital na Universidade de Brasilia, Circulart (Colombia), FIMPro (México), SIM São Paulo, Campus Party entre outros.

Que o mercado da música mudou todos sabemos. Mas como está a nova indústria da música mundial e onde estão as oportunidades para os artistas independentes? Vamos discutir grande parte das oportunidades com cases, números do mercado e serviços de várias empresas no mundo que pode ajudar você, artista independente, a achar o caminho certo.

– Ambiente Digital – Uma mapa das oportunidades na era do Darwinismo Digital
– Números do Mercado – Globais e Brasil
– Alinhando as expectativas do Artista Independente
– Direitos e Deveres – ISRC, Musica Cover, Mashups, Mix & Remixes, Direitos Autorais
– De onde (e como) recebo dinheiro? – Streaming, Direitos Autorais, Sincronização, Performance Pública
– Analytics – Como usar as informações de vendas para saber quem é o seu público e marcar mais gigs
– Sincronização – O que é? Como posso ganhar dinheiro. Quanto?
– Youtube – Quanto paga? Como funciona. O que é um MCN? Devo utilizar?
– Perspectivas

JEAN GENGNAGEL

Jean Gengnagel

Santa Catarina

Engenheiro de som formado pelo IAV – Instituto de Audio e Video de São Paulo – e especialista em Audio para Filmes e TV pela Berklee College of Music. Já realizou trabalhos nas áreas de moda e filmes e alguns projetos da New York Film Academy. Nos últimos anos, dedicou-se aos Games como técnico de áudio. Jean também é idealizador, produtor e integrante da banda eletrônica Mottorama.

WORKSHOP PRODUÇÃO MUSICAL ELTRÔNICA BEATCAMP

Nesse workshop os alunos produzirão um beat eletrônico utilizando o sampling, técnica que consiste na manipulação de um som pré-gravado e a utilização deste como elemento sonoro para a construção da música.

WORKSHOP DE DISCOTECAGEM BEATCAMP

Indicado para iniciantes, esse workshop é uma ótima maneira de o aluno entender qual a função do DJ, conhecer o equipamento e saber o que é necessário para um bom desempenho no universo da discotecagem.

Lucas Vieira

Santa Catarina

Lucas Vieira atua no segmento musical e de eventos há mais de 7 anos. Ao longo da carreira, busca explorar de forma abrangente em seus projetos e sets, os mais diversos estilos e suas peculiaridades sonoras e técnicas. Já tendo se apresentado nas principais casas da cena alternativa do estado, assim também como em grandes clubes e eventos de grande público.

WORKSHOP DE DISCOTECAGEM BEATCAMP

Indicado para iniciantes, esse workshop é uma ótima maneira de o aluno entender qual a função do DJ, conhecer o equipamento e saber o que é necessário para um bom desempenho no universo da discotecagem.